Powered By Blogger

terça-feira, 18 de março de 2014

Você ficando chocado em 3, 2, 1 ...

Sempre me entusiasmei em ver o ser humano do lado de fora da sociedade, e recentemente tenho aprendido a dar atenção especial a aulas de sociologia, pra entender exatamente como a sociedade vem se transformando e mais, transformando os homens. 

De fato, me interessa muito a soberba humana e a prepotência humana em relação a outros seres vivos, e exatamente por isso, essa animação do Steve Cutts, que exprime exatamente o que penso, ilustrou tudo que penso de como estamos tratando nosso planeta e demais seres que estavam aqui inclusive antes da gente.

Vale a pena ver o vídeo, é incrível.


quinta-feira, 6 de março de 2014

A violência contra a violência é justificável?

SOCIEDADE RESOLVE FAZER JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS, EM UMA ATITUDE DESESPERADA PELA FALTA DE PRESENÇA E EFICÁCIA DO ESTADO, NO COMBATE À CRIMINALIDADE.


Recentemente, criminosos das mais diversas modalidades, passaram sentir na pele o nível de descontentamento da população em relação aos índices absurdos de criminalidade que nos acomete. Foram flagrados em vídeos e fotos, pessoas que cometeram delitos, sendo amarradas em postes, tendo as mãos atadas e sendo agredidas a chutes, socos, pauladas e tudo que a sociedade encontrava pela frente, em uma espécie de tribunal das ruas.

O fenômeno, que não deve passar-se por despercebido me revela duas verdades básicas: primeira é que estamos no limite da tolerância. Segundo é que não devemos achar normal usar da violência para supostamente combater outra.

Pegar um ladrão, amarrá-lo em um poste não é uma forma inteligente de combater a criminalidade, pois é tratar de forma rasa um problema que tem suas raízes mais profundas, entrelaçadas na falta de oportunidade e educação. 

Atitudes como essa, reforçam que o ser humano por si só, é violento, sanguinário e um animal, apenas controlado por regras sociais. Deixam claro que algo deve ser feito, mas aplaudir atitudes assim é banalizar ainda mais a violência, é apagar fogo com gasolina.